terça-feira, 4 de novembro de 2008

A afetividade e a Auto-Estima na Relação Pedagógica - unidade02

Todo o ser Humano é movido pela auto-estima. Na realidade de hoje , não se trabalha com os profissionais este assunto tão importante e sério, neste corre corre vivenciado pelos educadores no seu dia-a- dia. Assim como o automóvel precisa de combustível , nós precisamos deste componente chamado auto-estima para estar de bem com a vida, acreditamos que quando estamos de bem com nós mesmos saberemos lidar com nossos alunos, que muitas vezes nos trazem problemas, e que não sabemos direcioná-los para o lugar correto, ou ainda somos pessoas mal amadas e como poderemos amar as pessoas que nos rodeiam? Estar num ambiente onde tudo é compartilhado, onde todos estão fortalecidos pelo amor, amizade, compreensão, diálogo e carinho um pelo outro é diferente do lugar onde todos lutam para derrotar seu companheiro de trabalho.
Incluir em nossas escolas e na sociedade este bem não faz mal a ninguém, pelo contrário ele tende só a contribuir pelo crescimento do trabalho grupal. Tendo no nosso cotidiano um profissional que sabe gerenciar sua própria vida, de forma tranquila, encantará nosso aluno fazendo com que ele também se acalme e saiba lidar com seus problemas.

Nossa vida é cheia de relações, e precisamos urgentemente saber lidar com nossas emoções, para podermos cativar o nosso semelhante dando a ele o prazer de ficar perto de nós.

Nenhum comentário: